Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água - CPRH: Um Rio Pedindo Revitalização

Seminário de Paralisação dos funcionários da CPRH no dia da Água

Nós, funcionários da Agencia Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco - CPRH, nesta data especial em que se comemora o Dia Internacional da Água (22/03), vimos expor à sociedade a situação desta instituição responsável por cuidar do meio ambiente em nosso Estado, na expectativa de que as condições atuais possam ser superadas.


Muitas Águas já rolaram

Há quase onze meses nos reunimos com nossas representações (SINTAPE e ASSEC) para debater sobre as deficientes condições de trabalho na agência, resultando em documento intitulado o “Repensar da CPRH: Condições de Trabalho e Democracia”. O mencionado documento traz observações sobre problemas institucionais da CPRH, como a deficiente estrutura operacional e física; a ausência de programa de treinamento regular e direcionado para as tarefas de alta responsabilidade exercidas; a inexistência de política de bem estar e incentivos; a situação degradante das Unidades Integradas de Gestão Ambiental (UIGAS) e das Unidades de Conservação (UCs) e o atual modelo de gestão do órgão. Após a apresentação de propostas, concluímos em apelo a condições dignas de trabalho, respeito ao funcionário e gestão democrática. O documento produzido foi encaminhado à Presidência da CPRH e à Secretaria de Administração do Estado, almejando a abertura de canal de diálogo visando solucionar os problemas relatados. No entanto, não houve qualquer resposta formal, convocação para diálogo ou alteração significativa na situação do órgão. 

Muitas Águas vão rolar

Em função da desatenção com as solicitações apresentadas no documento elaborado, avaliamos, em assembléia da categoria, a necessidade de ampliar o debate, em busca da atenção da sociedade, do governo e da administração interna do órgão. Hoje, em mais uma ação proativa, substituímos as atividades rotineiras pela realização do ‘Seminário de Paralisação – debater, desmistificar e planejar’.  No evento, após palestra sobre ‘estágio probatório e direito de mobilização’, foi realizada a discussão e validação de Blog e da primeira versão do documento ‘discutindo o relatório de gestão’, no qual se avalia a ultima gestão da CPRH (2007-2010), desta vez sob a ótica dos funcionários. Aprovamos um cronograma de mobilizações que incluem a conclusão do documento mencionado, seu encaminhamento às autoridades competentes, bem como outros eventos de paralisação.

Fachada da CPRH no Dia Mundial da Água

É possível barrar o curso do rio?
Após divulgação do Seminário de Paralisação, a direção da CPRH vem ocupando, desde o último dia 18/03 (sexta feira) o espaço destinado ao evento (espaço da Associação) com móveis cobertos com lona, dificultando a montagem da infra-estrutura necessária à reunião dos funcionários. Também foi colocado um segurança no local. Além disso, um dia antes da paralisação (21/03), todos os coordenadores, gerentes e chefes foram convocados para uma reunião, para a apresentação do balanço Anual da CPRH, que coincidentemente, foi marcada para o mesmo dia da paralisação - 22/03.

          Ocupação do local destinado ao Seminário com móveis cobertos com lona, desde a véspera da paralisação

A despoluição de nossas águas

A nossa intenção é convidar Governo e Sociedade à reflexão sobre a responsabilidade desta Agência Ambiental e a contribuir para a superação das deficiências da instituição na execução das políticas ambientais, incluindo a viabilização de condições dignas de trabalho aos funcionários.

2 comentários:

  1. Prezados,

    A respeito da informação postada neste blog, que informa não terem tido os funcionários da CPRH, Sintape e Assec, retorno sobre abertura de canal de diálogo com o governo, gostaria de atualizar os dados.

    A partir de contatos com o próprio Sintape, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, vai se reunir no próximo dia 29, às 15h, com representantes do Sindicato e da Associação dos Servidores da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O secretário ouvirá os posicionamentos da categoria e abrirá um canal de diálogo com os servidores.

    Atenciosamente,
    Assessoria de Comunicação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

    ResponderExcluir
  2. Estou bastante confiante nesta caminhada cujo primeiro passo demos com esse seminário. Percebo que a maioria dos companheiros estão acreditando e cada um contribuindo com o seu melhor para que nossos objetivos sejam alcançados com êxito.

    ResponderExcluir