Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Secretário não estaria satisfeito com a escolha do adjunto e do presidente do CPRH

JUMARIANA OLIVEIRA e MANOEL GUIMARÃES

VERDE aguarda definição do rumo do partido, após saída de Marina da sigla
VERDE aguarda definição do rumo do partido, após saída de Marina da sigla
O secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), poderá deixar o comando da pasta. Especulações de bastidores dão conta de que, após deixar a presidência do PV - o que já foi confirmado pelo verde -, irá colocar o cargo à disposição do governador Eduardo Campos (PSB). Segundo informações, Xavier estaria muito desgastado com a secretaria. “Há uma disputa por espaço interno. Sérgio ainda vai se reunir com o governador. Mas a condição é que o PV assuma tudo na secretaria, ou estará fora”, revela uma fonte, em reserva. 

Na última segunda-feira, a cúpula do PV se reuniu para firmar a saída do partido do Governo do Estado. E além de Xavier, também deve entregar o cargo o gerente-geral de Articulação, Roberto Leandro. O PV, segundo a fonte, reclama das escolhas do secretário-executivo e da presidência da CPRH. O primeiro cargo é ocupado por Hélvio Polito, remanescente da administração anterior e vinculado ao PCdoB. Na CPRH, o presidente Hélio Gurgel é da confiança do governador Eduardo Campos (PSB). 

Sérgio Xavier, no entanto, negou que irá deixar a pasta de Meio Ambiente. “A gente vai fazer um processo que vai seguir passo a passo. O primeiro passo é em São Paulo. Vamos participar com Marina Silva do processo de desfiliação do PV. O segundo passo é que eu vou me afastar da presidência do partido, mas continuar como militante. Isso (saída da secretaria) vai ser um passo seguinte, que vamos discutir em seguida”, declarou. 

O verde ainda negou um desgaste com Polito. “O que existe é que tem um monte de gente querendo semear intriga. Ele é uma pessoa da maior confiança. Eu que o convidei para a secretaria. Isso é fofoca”, esclareceu. Sobre a decisão de seguir Marina Silva em uma suposta sigla que será criada pela ex-senadora, Xavier afirmou que nenhuma decisão foi definida.

Com a saída de Xavier da presidência do PV, o atual vice-presidente, Carlos Augusto Costa, assumirá o cargo. Hoje, a ex-senadora Marina Silva anunciará sua saída do PV. A iniciativa promete gerar rumos distintos aos verdes de todo o País. Em Pernambuco, as definições da legenda ainda não foram acertadas. Na avaliação de Roberto Leandro, após a saída de Marina, haverá duas vias de atuação  entre aqueles que apoiam a ex-senadora. “A militância que está com ela, uma parte a acompanha, a outra parcela fica dentro do partido, mas coloca os cargos à disposição. Se a gente se afastar do partido, naturalmente tem que colocar à disposição, a não ser que o partido apresente outra opção”, afirmou. O verde ressaltou que a iniciativa será em todo o Brasil, mas que a definição no PV estadual só será feita depois da reunião que será realizada hoje, durante a despedida da verde.



Fonte: Folha de Pernambuco <http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-politica/649187?task=view>