Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

REPERCUSSÕES DA GREVE DA CPRH


CRISE ENTRE ÓRGÃOS AMBIENTAIS AMEAÇA MOAGEM DE CANA EM PERNAMBUCO

Por Murillo Camarotto | Valor
RECIFE  -  
Os produtores de cana-de-açúcar de Pernambuco estão preocupados com os possíveis prejuízos de uma celeuma entre o Ibama e a secretaria estadual de Meio Ambiente, mais conhecida por CPRH. Ocorre que nenhum dos dois órgãos está disposto a assumir a responsabilidade pela emissão das autorizações para a queima da cana, processo utilizado para aumentar a produtividade da colheita.
A duas semanas da data programada para o início do corte da cana no Estado, representantes do CPRH alegam não ter condições de cumprir um compromisso firmado com o Ibama em 2008, pelo qual o órgão estadual assumiria, em um período do quatro anos, a responsabilidade pela emissão das autorizações. Com o prazo vencido em 2012, o CPRH não reuniu a expertise necessária para a tarefa. “Não há nem sequer um procedimento formal para que o órgão assuma essa responsabilidade”, disse uma fonte a par do assunto. O Ibama, por sua vez, diz ter alertado o CPRH sobre o vencimento dos prazos e se recusa a continuar emitindo as autorizações.
 O temor dos usineiros pernambucanos é que a celeuma traga perdas ainda maiores à produção local, já afetada pela seca que afligiu a região Nordeste nas duas últimas safras. Os atrasos no início da queimada e, consequentemente, do corte, prejudicam a produção de açúcar, pois a cana começa a perder seus níveis ótimos de sacarose.
De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçucar), Renato Cunha, a expectativa é que a safra 2013/2014 seja de 13,5 milhões de toneladas, volume semelhante ao da safra anterior, mas quase 30% inferior à de anos recentes.
“Não seria razoável que uma questão burocrática venha a impedir a moagem. Um dos dois (órgãos) terá que fazer a autorização”, disse o dirigente. A moagem das usinas do Nordeste deve representar neste ano cerca de 8% da produção nacional, fatia inferior ao nível histórico, de 12%.
Representantes do Ibama e do CPRH se reuniram ontem no escritório do órgão federal, no Recife, para discutir o tema, mas não houve acordo. Amanhã, o órgão estadual deve se reunir com a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco para discutir a elaboração de uma norma que permita a emissão das autorizações. 
Procurado, o CPRH, cujos servidores estão em greve desde a semana passada, informou que não havia representantes disponíveis para entrevistas. O Ibama não respondeu aos pedidos de esclarecimentos.  
(Murillo Camarotto | Valor)


AGENDA DA GREVE DIA 13/08/13

Manhã - Assembleia e avaliação do nosso Movimento. 

Tarde - Doação de Sangue (HEMOPE)

Foi criado um evento no facebook para divulgar nossa Campanha de doação de Sangue:  https://www.facebook.com/events/523049534439738/