Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sociedade civil organizada presente no Seminário de Mobilização Vozes do Ambiente

  

O  Seminário de Mobilização "Vozes do Ambiente: diálogo entre servidores, sociedade e governo" foi um sucesso. A CPRH parou para discutir  com a sociedade civil organizada sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em Pernambuco e sobre a relação da agência ambiental com a sociedade. A Associação Pernambucana de apicultores e meliponicultores contribuiu com o debate e postou em sua página a matéria abaixo.  Os convidados do governo (Sérgio Xavier, da SEMAS, Ricardo Dantas, da SAD e Hélio Gurgel, da CPRH) não compareceram ao evento. Assim, os funcionários da CPRH estiveram em assembléia no período da tarde e traçaram novo cronograma de paralizações.

APIME participa de Seminário na CPRH

A APIME participou do Seminário de Mobilização "Vozes do Ambiente": Diálogo entre Servidores, Sociedade e Goveno em prol da CPRH, realizado ontem, dia 05 de maio de 2011na sede da Associação dos Servidores dessa Agência de Meio Ambiente.

O Seminário foi organizado pelos servidores da Agência de Meio Ambiente para fazer uma análise crítica da atuação da Instituição como órgão licenciador e fiscalizador como a falta de estrutura, esvaziamento de servidores, as condições de trabalho como a sobrecarga de atribuições e as liberações das licencas ambientais, principalmente as voltadas aos grandes empreendimentos que estão se estabelecendo no Estado.

Os Servidores tiveram como objetivo com a realização do Seminário a integração da sociedade civil em um processo de diálogo direto com os funcionários e o  Governo voltado para obter  resolução de problemas e monitoramento das ações do órgão licenciador.

A primeira palestra foi do Economista Ecológico Clóvis Cavalcanti da Fundação Joaquim Nabuco. Excelente!

Depois foi feita uma apresentação pelos servidores da situação da CPRH  e nela falaram de um documento de análise crítica do Relatório da CPRH. Nessa análise do relatório, os funcionários identificam pontos de procedimentos da CPRH que devem ser readequados, corrigidos, mas que precisavam do apoio da sociedade civil para que fossem atendidas as recomendações.
 
Em seguida, a Apime apresetou-se informando que a associação é uma entidade ambientalista e por agir também fazendo política é  participante do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA.
 
Entre outras contribuições na discussão, a APIME sugeriu que o documento de Análise do Relatório da CPRH fosse encaminhado ao CONSEMA e que este poderia analisá-lo e deliberar sobre os diversos assuntos abordados. Lembrou a necessidade de se discutir a CIPOMA - Companhia de Políciamento de Meio Ambiente e suas condições de trabalho.

Agradecemos aos servidores da CPRH pelo convite para participarmos desse Seminário, em particular ao João Júnior.

LINK PERMANENTE DA PUBLICAÇÃO
http://apimeabelhanativa.blogspot.com/2011/05/apime-participa-de-seminario-na-cprh.html