Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Blog do Jamildo noticiou o Seminário de Mobilização Vozes do Ambiente







SERÁ QUE VEM GREVE?

Servidores do CPRH podem fazer nova paralisação

POSTADO ÀS 08:00 EM 02 DE MAIO DE 2011
Da assessoria

Servidores dão mais um passo em suas mobilizações a favor da reestruturação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Na próxima quinta-feira, 5 de maio, será realizado o “Seminário de Mobilização Vozes do Ambiente: diálogo entre servidores, sociedade e governo em prol da CPRH”, na sede da Associação dos Empregados e Servidores da CPRH (ASSEC), localizada na área interna da sede da CPRH. O seminário acontecerá das 8h30 às 17h e tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape) e da ASSEC.

Foram formalmente convidados o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o Secretário de Administração, Ricardo Dantas, e o Diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel, além de membros da sociedade civil organizada.

Os servidores já haviam feito uma paralisação de advertência no último 22 de março, na qual realizaram o seminário “Debater, desmistificar e planejar”. A paralisação contou com cerca de 75% do corpo de funcionários. Os participantes do seminário produziram um extenso documento analisando o Relatório da Gestão da CPRH sobre o quadriênio 2007-2010 e concluindo que o retrato divulgado para a imprensa e sociedade não condiz com a realidade da instituição.

No documento “Discutindo o Relatório da Gestão”, funcionários da CPRH denunciam o reduzido quadro funcional, má-conservação da estrutura física, falta de instrumentos de trabalho, graves deficiências no treinamento dos servidores e a existência de licenças ambientais expedidas sem as devidas análises. Também destacaram a priorização excessiva da emissão de licenças, em detrimento das atividades de monitoramento, fiscalização e educação ambiental. Para eles, apesar do concurso para preenchimento de vagas na agência em 2008, o quadro funcional ainda não está a contento. Isso porque dos 348 nomeados, 140 já desistiram das vagas, em grande parte devido às condições de trabalho e baixa remuneração.

O Seminário de Mobilização da próxima quinta-feira (05/05) será realizado em dois momentos. O período da manhã está reservado ao diálogo com a sociedade civil organizada e contará com apresentação do pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Clóvis Cavalcanti, que falará sobre o desenvolvimento econômico em Pernambuco e seus impactos no meio ambiente. À tarde, o espaço está reservado para as autoridades estaduais que foram convidadas.

Também como resultado de toda essa mobilização dos servidores da CPRH, foi criado o blog Meio Ambiente Sociedade e Vozes (www.meioambientesociedadeevozes.blogspot.com) para discussão de temas ligados ao meio ambiente e funcionalismo público no Estado. O Blog dá acesso ao documento ‘Discutindo o Relatório da Gestão’ e contem a programação do Seminário.

Serviço:

 Seminário de Mobilização Vozes do Ambiente: Diálogo entre servidores, sociedade e governo em prol da CPRH.

 Local: Sede da Associação dos Empregados da CPRH (ASSEC), área interna da CPRH. Rua Santana, 367, Casa Forte, Recife/PE

 Data: quinta-feira, 05 de maio de 2011

 Horário: das 8h30 às 17h00

 Realização: Associação dos Empregados e Servidores da CPRH (ASSEC) e Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape)
LINK PERMANENTE DA PUBLICAÇÃO