Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de março de 2013

Atenção todos aqueles que ainda se interessam pelas questões sócioambientais... ou seja, àqueles que ainda têm alguma esperança de dias melhores!!!

Trata-se de um movimento da sociedade civil para discutir o projeto SUAPE. Chama-se Fórum SUAPE e visa questionar as consequências sociais e ambientais do Porto. Seguem convites e release. Prestem atenção: o fórum acontecerá em lugares diferentes:




Lançamento do Fórum Suape – Espaço Socioambiental

No dia 15 de março, sexta feira às 19 horas, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho será o Lançamento do Fórum Suape – Espaço socioambiental, que terá como objetivos: a organização e mobilização popular; organização e promoção de debates, ciclos de conferências, eventos culturais com exposições de materiais áudio visuais; promover denúncias junto ao Ministério Público, e viabilizar o ajuizamento das competentes ações judiciais contra as violações aos direitos humanos e os crimes ambientais sistematicamente cometidos naquela área rural dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca; interagir com outros movimentos sociais de âmbito local, nacional e internacional, que defendem a justiça sócio-ambiental; e a construção de um “portal” para disseminação das informações e das denúncias, dando ampla divulgação nacional e internacional sobre os órgãos e as pessoas responsáveis pela prática dos crimes sócio-ambientais cometidos no território de implantação do projeto portuário industrial em SUAPE, bem como de todos os órgãos e pessoas que se mantêm omissos em face de problema de tal gravidade.

A organização da sociedade civil em torno de um Fórum permanente, para discutir e viabilizar soluções para as graves questões que estão sendo vivenciadas pelos moradores do entorno do Complexo Portuário Industrial de Suape, e seus reflexos para as gerações futuras, permitindo, assim, dar visibilidade aos graves problemas enfrentados por aquelas populações rurais.

A promoção deste evento é de responsabilidade de mais de 20 organizações locais, regionais e nacionais, assim como de profissionais [pessoas físicas] interessados em discutir a implantação do Complexo Portuário Industrial de Suape, alardeado como uma oportunidade única para alavancar o crescimento econômico da região e do Estado de Pernambuco.

Iniciaremos o evento com a apresentação do Fórum Suape, vindo, a seguir, a apresentação do “portal”. Finalizando esta primeira parte teremos a exibição de um vídeo sobre os atingidos pelo Complexo Industrial Portuário de Suape.

Na segunda parte será realizada uma mesa de debates. A Sra. Nivete Azevedo do Centro das Mulheres do Cabo (CMC) nos falara sobre a experiência do CMC na questão da violação dos direitos dos moradores do entorno do Complexo e o aumento da violência sobre as mulheres. O Dr. Sebastião Raulino nos fará um breve resgate histórico da criação do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara, os conflitos ambientais relacionados a indústria do petróleo e petroquímica. A advogada Conceição Lacerda fará uma exposição sobre os problemas jurídicos envolvendo a questão fundiária e a expulsão dos trabalhadores rurais das áreas rurais do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca. Para terminar esta segunda parte, teremos a participação da Sra. Rafaela Nicola, ecóloga, especialista na questão de áreas úmidas e modos de vida, que discorrerá sobre os impactos sócio-ambientais para as populações que vivem da pesca, provocados pela implantação do Complexo de Suape, e as possibilidade de apoio de organizações internacionais à luta dos atingidos.

E, para finalizar o evento, teremos depoimentos de moradores vitimizados pela implantação do Complexo Industrial Portuário em SUAPE, e da advogada Maria da Conceição Gontijo de Lacerda, sobre os problemas jurídicos envolvendo a questão fundiária e a expulsão dos moradores.

Palestrantes:


Nivete Azevedo, geógrafa, coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo, e da equipe de coordenação do Fórum das Entidades Populares do Cabo.

Sebastião Fernades Raulino, professor, representante do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG).

Rafaela Danielli  Nicola*, ecóloga, consultora para “áreas úmidas e modos de vida”, membro da WWW- World Wetland Network.

Assessoria de comunicação
(Nivete: 8794 6153, Heitor: 9964 4366)







Lançamento do Fórum Suape – Espaço socioambiental

No dia 18 de março, segunda feira às 19 horas, no auditório da Livraria Cultura (paço da Alfândega) será o Lançamento do Fórum Suape – Espaço socioambiental, que terá como objetivos: a organização e mobilização popular; organização e promoção de debates, ciclos de conferências, eventos culturais com exposições de materiais áudio visuais; promover denúncias junto ao Ministério Público, e viabilizar o ajuizamento das competentes ações judiciais contra as violações aos direitos humanos e os crimes ambientais sistematicamente cometidos naquela área rural dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca; interagir com outros movimentos sociais de âmbito local, nacional e internacional, que defendem a justiça sócio-ambiental; e a construção de um “portal” para disseminação das informações e das denúncias, dando ampla divulgação nacional e internacional sobre os órgãos e as pessoas responsáveis pela prática dos crimes sócio-ambientais cometidos no território de implantação do projeto portuário industrial em SUAPE, bem como de todos os órgãos e pessoas que se mantêm omissos em face de problema de tal gravidade.

A promoção deste evento é de responsabilidade de mais de 20 organizações locais, regionais e nacionais, assim como de profissionais interessados em discutir a implantação do Complexo Industrial Portuário de Suape, alardeado como uma oportunidade única para alavancar o crescimento econômico da região e do Estado de Pernambuco.

A promoção deste evento é de responsabilidade de mais de 20 organizações locais, regionais e nacionais, assim como profissionais interessadas em discutir as repercussões socioambientais no espaço do Complexo de Suape, alardeado como uma oportunidade única para alavancar o crescimento econômico da região e do Estado de Pernambuco.

Iniciaremos o evento com a apresentação do Fórum Suape, vindo a seguir a apresentação do “portal”. Finalizando esta primeira parte, teremos a exibição de um vídeo sobre os atingidos pelo Complexo de Suape.

Na segunda parte será realizada uma mesa de debates. O Dr. Clovis Cavalcanti nos falará sobre a história da resistência à implantação de Suape, os argumentos, as justificativas, e o momento atual. A seguir o Dr. Sebastião Raulino nos fará um breve resgate histórico da criação do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara, os conflitos ambientais relacionados a indústria do petróleo e petroquímica. E para terminar esta segunda parte, teremos a participação do Juiz Eudes França que discorrerá sobre a Associação dos Juizes pela Democracia, e seu papel frente às injustiças socioambientais.

E, para finalizar o evento, teremos depoimentos de moradores vitimizados pela implantação do Complexo Industrial Portuário em SUAPE, e da advogada Maria da Conceição Gontijo de Lacerda, sobre os problemas jurídicos envolvendo a questão fundiária e a expulsão dos moradores.

Palestrantes:

Clovis Cavalcanti, eco-economista, pesquisador da FUNDAJ e professor da UFPE.

Juiz Eudes dos Prazeres França, assessor especial da vice-presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco e membro da Associação Juízes para a Democracia.

Sebastião Fernades Raulino, professor, representante do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG).


Assessoria de Comunicação (Nivete: 8794 6153 e Heitor: 9964 4366)